INSCRIÇÃO
Para inscrever-se no curso de pilotagem são necessários
os seguintes documentos:
- Cópia do RG e CPF
- Cópia do Título de Eleitor
- Cópia do Comprovante de Situação Militar
- Cópia do Comprovante de Escolaridade autenticado
- 2 fotos 3x4 recentes
Aqueles que já são pilotos devem apresentar também
cópias das Licenças e CCF.
REQUISITOS
Para iniciar o Curso de Piloto Privado o aluno deve ter no mínimo
17 anos e 1º Grau completo, para Piloto Comercial exige-se o 2º
Grau completo.
EXAME MÉDICO
Para iniciar as horas de vôo é necessário possuir
o Exame Médico, que poderá ser realizado em qualquer Hospital
da Aeronáutica. O aluno inspecionado deverá apresentar
no dia de sua inspeção os sequintes exames médicos:
- Eletroencefalograma com laudo
- Radiografia panorâmica oral
- Cartão de vacinas - Antiamarílica e Antitetânica
- Mulheres - Laudo de exame ginecológico e copocitologia oncótica
INSTRUÇÃO PRÁTICA
O curso prático será realizado em helicópteros
da marca Robinson, e que deverá ser realizado em um prazo máximo
de dois anos, após a emissão do Certificado de Conhecimento
Teórico (CCT)
É exigido um mínimo de 35 horas para PPH (Piloto Privado
de Helicópteros) e 100 horas para PCH (Piloto Comercial de Helicópteros).
Para aqueles que possuem licenças de PP ou PCA, com mais de 200
horas em comando, o mínimo de horas exigido pelo DAC é
de 25 horas para PPH e 60 horas para PCH respectivamente.
O curso prático pode ser ministrado todos os dias da semana sendo
conveniente agendar os vôos com antecedência.
O controle de horas voadas é feito pelo instrutor através
de um Relatório de Vôo. Em seguida o controle é
lançado e arquivado na pasta do aluno para posterior lançamento
na CIV. Ressaltando que, as horas somente serão creditadas caso
o aluno não possua débitos com a escola.
GROUND SCHOOL
O Ground School é um curso dinâmico e totalmente aplicado
ao modelo do helicóptero que será utilizado na instrução
prática. Baseia-se no Manual de Vôo quanto aos procedimentos
normais, de emergência, desempenho, limitações,
peso e balanciamento, etc. O Ground School se faz obrigatório
para cada modelo de helicóptero antes do início das aulas
práticas.
CREDENCIAL DE PILOTO-ALUNO
Para realizar a instrução prática, o aluno deverá
possuir a Credencial de Piloto-Aluno, que será emitida pelo SERAC.
Para isso, o aluno deverá providenciar os seguintes documentos:
- Requerimento padrão - retirar na própria escola
- Cópia de Exame Médico (CCF)
- Cópia do Certificado de Ground School
- Cópia do CCT - Certificado de Conhecimento Técnico
ou Comprovante de que o aluno foi aprovado nos testes preliminares
da Escola (neste caso solicitar para a escola teórica)
Os procedimentos descritos acima somente se aplicam aos solicitantes
de uma licença de piloto privado que não possuam qualquer
outra qualificação da aeronave.
CHECK - AVALIAÇÃO FINAL
O aluno deverá solicitar pessoalmente seu check junto ao SERAC
IV - Serviço Regional de Aviação Civil de São
Paulo, assim que o chefe dos instrutores o declarar apto. Entergando
a documentação no SERAC, o aluno receberá uma Autorização
de Check, a qual deverá ser entregue ao checador no dia do vôo.
ADAPTAÇÃO EM OUTROS EQUIPAMENTOS
Para realizar a adaptação é necessário fazer
o Ground School do equipamento e um mínimo de 5 horas de vôo
e, posteriormente o vôo de Check.
PREÇO DO CURSO
A HCR possui, além dos custos normais do curso, pacotes promocionais
com vantegens para os alunos. Consulte-nos
para saber mais detalhes sobre os cursos.
Se você quer tornar-se um Piloto de Helicópteros ou habilitar-se
em outras aeronaves venha voar conosco !
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